Dízimo III

Publicado por: Paróquia São Marcos

Dízimo IIIPorque o Dízimo é uma expressão de fé?

Porque se tenho fé devolvo o Dízimo e acredito na Palavra de Deus. Seria contraditório dizer que creio na Palavra de Deus e não acredito no Dízimo. Por isso podemos afirmar que Dízimo e fé caminham juntos e são inseparáveis. Quem tem fé devolve o Dízimo. Quem não tem fé não devolve. “Porque a fé sem obras é morta” (Tg 2,17).

Porque devolver o Dízimo se eu sou católico praticante, participo de pastorais da paróquia, sempre estou pronto para ajudar?

Se você faz tudo isso, muito bem. Você está no caminho certo. Mas para completar as suas ações tem que dar o bom exemplo, devolvendo o Dízimo na comunidade.

Porque os seguidores de outras crenças dão 10% de Dízimo e os católicos dão entre 1 e 10%?

O Dízimo dos católicos baseia-se no amor e na gratidão a Deus, dado com alegria como escreve São Paulo: “Cada um dê de acordo com seu coração” (2Cor 9,7). O Dízimo de algumas religiões ou crenças é um Dízimo forçado, onde predominam ameaças de castigo para quem não devolver 10% de sua renda. Alguns pastores ou líderes são oportunistas, chegam a exigir o Dízimo como pagamento de curas recebidas. Jesus jamais pressionou ninguém. Sempre usou de misericórdia para com as pessoas. Ele mesmo nos ensina: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36).

Você disse que tudo o que temos vem de Deus, mas se eu tenho é porque trabalhei e consegui com o suor do meu rosto, não é mesmo?

Exatamente! Se você tem é porque trabalhou e Deus permitiu. Se Deus não permitisse, você não teria o que tem. Jesus contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. O homem pensou: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores; e neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: meu caro, você possui um bom estoque, uma reserva para muitos anos; descanse, coma e beba, alegre-se!’ Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou, para quem vão ficar?’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus” (Lc 12,16-21). Por isso, devolver o Dízimo é um gesto nobre e, através dele, você está colocando parte dos seus bens a serviço do Reino de Deus e dos irmãos menos favorecidos.

É certo ajudar mensalmente os meios de comunicação católicos e outras obras de caridade e pensar que está dispensado da contribuição do Dízimo?

Não. Não é certo. O Dízimo existe para a manutenção da Igreja. Os meios de comunicação são muito importantes para a evangelização e nós devemos ajudar. As instituições de caridade e obras sociais também dependem da contribuição econômica dos fiéis, mas a elas devemos destinar ofertas, doações, patrocínio, etc... Dízimo é somente aquilo que levamos regularmente à Igreja para as obras na comunidade. É uma contribuição estável, periódica e constante.


LEIA TAMBÉM

Dízimo - Parte 1

Dízimo - Parte 2